Apresentação

A Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional da Universidade Federal do Oeste da Bahia, Proplan, foi instituída por meio da Portaria n° 11 de 11 de setembro de 2013 de nomeação seu primeiro Pró-Reitor.

Em sua concepção, a Proplan significa o Desenvolvimento Institucional na elaboração de planos e instrumentos de gestão, estudos, projetos e coordena a competência orçamentária, financeira e contábil da UFOB. A Proplan assume uma estrutura horizontal onde cooperação é seu princípio de sustentabilidade. Tal estrutura formal representa a separação de um conjunto de responsabilidades e não a divisão de esforços ou pessoas.

Para manter este princípio, a Proplan atua em núcleos de gestão distribuídos em coordenações e estruturas de apoio para promover uma atuação orgânica em nível executivo, lança e participa de ações em articulação e cooperação com a comunidade acadêmica, Pró-Reitorias e setores da administração da UFOB, Ministério da Educação, órgãos e organizações que contribuam para a governança institucional em respeito à missão democrática da Universidade Pública, primado vital de existência da Universidade Federal do Oeste da Bahia.

Compõem a estrutura da Proplan as coordenadorias de Contabilidade e Finanças (CCF), de Gestão Orçamentária (CGO) e de Gestão Organizacional (CGOrg) e sete núcleos de gestão organizados segundo a competência de cada coordenadoria. A Proplan também conta com a Assessoria de Planejamento, estrutura responsável pela elaboração e desenvolvimento de instrumentos de planejamento e de apoio à gestão Universitária.

Prof. Poty LucenaProf. Poty Lucena

A Proplan é chefiada pelo Prof. Poty Rodrigues de Lucena, professor Associado II da UFOB desde 2006. Químico Industrial e Mestre em Química pela UFPB, Doutor em Ciências pelo Programa de Pós-Graduação em Química da UFSCar, o professor Poty Lucena participou da criação do Campus Reitor Edgard Santos da UFBA em Barreiras e presidiu a Comissão de Desmembramento para a criação da Universidade Federal do Oeste da Bahia.

Finalista em Transparência Ativa do prêmio de boas práticas de gestão pública 2016 do Ministério da Transparência, Fiscalização e Controle – CGU, o professor Poty Lucena é Coordenador da Comissão de Modelos do Fórum de Pró-Reitores de Planejamento e tem atuado no desenvolvimento de instrumentos gerenciais em apoio à governança institucional das Universidades Federais Brasileiras.

Como pesquisador, o professor Poty Rodrigues de Lucena atua na área de Ciência dos Materiais, obtenção de filmes finos e no crescimento e caracterização de nanoestruturas óxidas, tendo sido coordenador de projetos de pesquisa em nanociência e nanotecnologia e orientando dezenas de estudantes de pesquisa e exensão ao longo de sua carreira docente.

 

 

 

 

 

 

Mais nesta categoria:

Topo