Planejamento Estratégico 2019-2022

O Planejamento Estratégico 2019-2022 apresenta quatro dimensões – Sociedade, Processos Internos, Aprendizagem & desenvolvimento e Orçamentário e financeiro - , conforme demonstrado no Mapa Estratégico da UFOB, composto por vinte Objetivos Estratégicos e desdobrado em Iniciativas estratégicas, no total de sessenta e nove.

 

 

 

 

As dimensões do PDI 2019-2023 e do Planejamento Estratégico 2019-2022 estão em estreita relação e permitem o direcionamento da Universidade, numa perspectiva de longo prazo, alinhada à missão e visão institucionais.

 

Com base na interface PDI 2019-2023 e Planejamento Estratégico 2019-2022, foram definidas prioridades para a implementação da estratégia institucional, escalonada em fases para cumprimentos dos objetivos. Neste sentido, inicialmente, buscou-se atender um rol de iniciativas associadas aos objetivos estratégicos da Universidade.

 

 

 

O Modelo de Negócios da UFOB considerou a identificação da sua proposta de valor, cuja concepção deu-se por meio da análise das entregas desejáveis à sociedade em relação aos serviços públicos educacionais, pautados na qualidade e gratuidade, por meio da integração do ensino, pesquisa, extensão e ações afirmativas, indutores de desenvolvimento regional, científico e tecnológico. O alcance de resultados vislumbra atender às expectativas da sociedade a partir da identificação das oportunidades e ameaças, associada a mecanismos de gestão e governança institucional, que norteia a definição de iniciativas a serem desenvolvidas. Para tal, utiliza-se de modelo de negócios que orienta para a geração de valor ao público-alvo, por meio da coordenação de Processos Gerenciais, finalísticos e de Suporte, caracterizando a composição da Cadeia de Valor da UFOB.

 

 

Para alcance de resultados dos processos finalísticos – Ensino, Pesquisa, Extensão e Ações Afirmativas-, há uma série de processos que são realizados, de forma concatenada, objetivando a melhoria contínua. O processo de gestão da Universidade visa à integração e à articulação das políticas institucionais para o cumprimento do papel social da universidade no que tange à legislação vigente, cuja organização se dá a partir das etapas de planejamento, implementação e avaliação institucional, numa perspectiva de melhoria contínua da qualidade do serviços prestados à Sociedade.